Oferta de portes de envio em encomendas superiores a 50€ (Portugal Continental).

Acabei o topo da minha colcha. E agora???

Escrito em 12 de Julho de 2024

Acabei o topo da minha colcha. E agora???

Há uma grande variedade de entretelas/ enchimentos/ batting de colcha disponíveis no mercado.

Como tudo o resto, a variedade pode ser avassaladora, então vamos falar de algumas das diferenças para que possa escolher o batting mais adequado para o projeto que você tem em mente.

 

Fatores a serem considerados ao escolher o batting para uma colcha

Os dois fatores mais relevantes na escolha de diferentes tipos de batting para uma colcha são Loft e Fibra.

O Loft determina a espessura do batting. Isso significa o quão grosso ou fino ele é.

Low Loft High Loft
 colcha mais fina  acabamento mais grosso do tipo edredom
 menos volumosa  mais volumosa
 fácil de alcochoar à mão ou à máquina  ótima para valorizar o alcochoamento

 

A Fibra

Isso define do que é feito o batting. Os três tipos mais comuns de battings são:

  • Poliéster,
  • 100% Algodão e
  • Mistura de Algodão/Poli

E cada um tem seus próprios prós e contras. Recentemente têm se visto outras opções mais naturais como o batting de lã, bambu e seda mas geralmente são mais caras.

  

  1. Batting de Poliéster

Provavelmente o mais barato, mas muito durável. As opções Low Loft de poliéster são melhores para acolchoar à mão, sem precisar de se preocupar se os seus pontos de alcohoamento estão demasiado separados ou não.

As opções Higher Loft são boas para aqueles que querem que seu acolchoado realmente se destaque ou preferem uma colcha mais grossa.
Os battings de poliéster são muitas vezes mais quentes - fornecendo isolamento sem muito peso extra.

Porém, tendem a migrar dentro da própria colcha quando não são densamente acolchoados, criando zona com excesso de batting e zonas sem, e criam "barbas"' - que significa que as fibras de poliéster migram através do tecido para o exterior da colcha.

Exemplos de Battings de Poliéster
Vlieseline | 281 - Loft Médio, densidade de alcochoamento até 15 centímetros

Vlieseline 281

  

  1. Batting de Algodão

O batting de algodão parece uma flanela grossa. É uma fibra natural leve e respirável. É a melhor opção para acolchoamento de máquina e deve ser acolchoado com pouco afastamento entre pontos.

Lava melhor sem pilling e encolhe ligeiramente (especialmente se for 100% algodão - o que pode ser bom, dependendo da sua preferência pessoal, pois pode dar à sua colcha um aspeto tipo Seersucker/ enrugadinho). Geralmente suaviza ao longo do tempo e envelhece bem.

Exemplos de Battings de Algodão
Vlieseline | 277 Cotton - Low Loft, densidade de alcochoamento de 10 a 20 centímetros
Vlieseline | 276 Natural Cotton - Low Loft, densidade de alcochoamento de 10 a 30 centímetros, c/ Scrim.

Vlieseline 276

   

  1. Batting Mix de Algodão

Batting de mistura de algodão (geralmente 80% algodão e 20% poliéster) é muito semelhante à opção de algodão 100%, mas uma mistura de algodão e poliéster é menos cara e não encolhe tanto. Bom para acolchoamento de máquina.

Exemplos de Batting Mix
Vlieseline | 279 Soft Cotton Mix 80/20 - Low Loft, densidade de alcochoamento de 10 a 30 centímetros, c/ Scrim

 279

     

     O que é Scrim?

    Battings de mistura de algodão e algodão/poli às vezes vêm com um recurso chamado Scrim.
    Esta é uma fina camada de "estabilizador" em um ou ambos os lados do batting para evitar que as fibras se separem ou se estiquem.

    O Scrim é frequentemente feltrado ou perfurado no batting usando pequenas agulhas, tornando-o mais forte e estável - e uma excelente escolha para acolchoamento de máquina.

    O benefício disso é que pode colocar os seus pontos de acolchoamento mais distantes— até 8-12′′ (20 a 30 centímetros) separados, contra um máximo de apenas 3-4′′ ( 7,5 a 10 centímetros) para battings sem um Scrim.

    O uso de um Scrim é excelente para acolchoar à máquina por causa de sua densidade, mas é muito grosso para acolchoar à mão.

      

    1. Batting de Lã

    A lã é uma fibra 100% natural, mas pode encolher. Se a comprar certifique-se de que o rótulo indica se ela foi pré-encolhida.

    Resiste a dobras e vincos e tem uma ótima definição de ponto para mostrar o acolchoado de máquina. Também fica lindo fazendo alcolchoamento à mão. O batting de lã é mais quente e pode ou não ser mais leve que os outros battings. As suas desvantagens são o preço, que é mais alto e potencial reação alérgica para algumas pessoas.

      

    1. Batting de Bambu/ Bamboo

    O bambu é uma fibra natural e ecológica. Normalmente misturado com algodão, o que o torna ótimo para a capacidade de respirar. Tens as mesmas caracteristicas e desvantagens do Batting de Lã.

    Exemplos de Batting de Bambu
    Vlieseline | 268 Bamboo Mix 50/50 - Loft Médio, densidade de alcochoamento de até 30 centímetros, c/ Scrim

     

    Por fim, temos também os batting fusíveis. Normalmente estes battings têm uma resina fusível/ cola especifica textil em um ou em ambos os lados.

    Isso permite que consiga fazer a sua "sanduiche" com mais facilidade passando as três camadas juntas. Esta é uma fusão temporária e normalmente funciona melhor em projetos de menor escala. Não aconselhamos para colchas de grandes dimensões, pois a cola poderá influenciar o resultado final.

    Exemplos de Battings Fusíveis
    Vlieseline | H 630 - Low Loft, densidade de alcochoamento de 5 a 10 centímetros
    Vlieseline | H 640 - Low to Medium Loft, densidade de alcochoamento de 5 a 10 centímetros

     

    Que tamanho de Batting é preciso?

    Você quer que o seu batting seja maior do que o topo da sua colcha (frente) em cerca de 4" (10 centímetros) maior do que o comprimento e a altura e um pouco menor do que a parte de trás da sua colcha. Por outras palavras, o batting deve ser a maior das três camadas.

      

    Vamos falar sobre traseiras!

    A maioria dos tecidos vem com 42-44′′/110 centímetros de largura, o que é perfeito para colchas de bebé ou de berço. Mas, para colchas maiores, precisará montar as costas - o que significa que precisará costurar metros juntos.

    Felizmente, algumas empresas de tecidos fabricam tecidos Wide Back/ Traseiras (90′′ - 108"/ 280 cm de largura) para que não tenha que fazer uma parte de trás. Além de economizar tempo, muitas vezes é mais barato comprar uma opção Wide Back.

    Veja aqui as opções que temos de traseiras.

    Uma parte traseira em pedaços pode ser tão simples quanto uma costura, usando o mesmo tecido para toda a parte de trás ou complexo com vários tecidos e costuras.

    Contanto que seja alguns centímetros maior em todos os lados do que a sua frente (topo do quilt).
    A razão pela qual uma parte de trás precisa de ser maior é porque geralmente se acolchoa a partir do topo da colcha e tanto o batting como a traseira podem mudar ligeiramente por baixo. As polegadas/ centímetros extra são a sua apólice de seguro que suas costas não se tornam de repente menores do que a frente.

     

    Se gostou do post, partilhe numa das plataformas listadas aqui em baixo e identifique-nos ❤️